• 1951
  • 1953
  • 1964
  • 1973
  • 1981
  • 1992
  • 1997
  • 2007
  • 2012
  • 2022




Artur Renato Araújo Lopes (Sócio Fundador) dá início à sua actividade comercial com um pequeno estabelecimento sito à Rua da Rainha em Guimarães.

O Ano da Fundação

Alarga a sua área comercial abrindo mais uma loja em Pevidém em nome de Aurora Rodrigues Correia Lopes, ficando a partir daqui a firma a denominar-se ARCOL - A. Rodrigues Correia Lopes.

Com um pequeno automóvel misto dá-se o início do comércio por grosso alargando-se desta forma a actuação perante o mercado retalhista.

Criava-se uma nova área comercial com 500 m2 e dava-se início à distribuição no sistema pré-venda com um camião e um furgão em resposta às necessidades do mercado da região.

Mantendo as instalações anteriores criava-se uma área de 2000 m2 e uma nova estrutura de distribuição com 4 camiões e 3 ligeiros de mercadorias.

O Ano da Mudança


Com 4000 m2 de área coberta, uma frota composta por 11 camiões das 6 às 40 toneladas, 8 carrinhas ligeiras de mercadorias, 3 empilhadores, apostamos no desenvolvimento até aqui alcançado. Com uma equipa de vendas composta por 9 elementos.

Uma equipa de distribuição com 9 motoristas e 9 ajudantes. Uma equipa de 2 elementos para efectuar cargas na origem.

A equipa ARCOL no seu conjunto perfaz 42 colaboradores.

Mas o futuro é a nossa aposta, para tal já adquirimos 8000 m2 de terreno que nos possibilitará a continuidade da ampliação da área coberta. Alteramos o conceito de antigos armazenistas de mercearia, criando uma pequena show-room em que o cliente faz as suas compras de uma forma comoda preparando o armazém a mercadoria.

Em Fevereiro de 1993 será implantada uma nave anexa à existente da área alimentar, com 2000 m2, ficando assim a ARCOL a dispor de uma capacidade instalada de 6000 m2.

Ampliamos as instalações em 2800 m2 criamos um conceito puro de Cash & Carry, para corresponder às necessidades dos nossos clientes.

Aumentamos as nossas instalações em 3000 m2 de área coberta.

Completamos a nossa oferta alargando esta à área dos frescos e preparamos todo o layout do espaço Arcol.

Hoje temos a nossa área de venda com mais de 6150 m2 sustentada em espaços diferentes apostando no futuro estando sempre atentos às necessidades do mercado que são as necessidades do bem mais precioso que a Arcol tem, os seus clientes.

A 14 de Junho nasce um novo ponto de venda, em Faro, para melhor servir os nossos clientes que estão cada vez mais por todo o país.

A 22 de Novembro criamos um novo ponto de venda, desta vez em Lisboa, mais precisamente no Cacém, optando pela proximidade com o cliente, posicionando os nossos 3 Cash's em pontos fulcrais do país ficando cada vez mais perto de todos os nossos clientes.

A 17 de fevereiro abrimos um novo ponto de venda, em Santa Maria da Feira. Desta forma, com os 4 armazéns conseguimos chegar a um basto número de clientes espalhados por todo o país, proporcionado assim uma enorme qualidade e excelência aos nossos clientes.